Consumo de energia elétrica sobe 0,1% em novembro

O consumo de energia elétrica no Brasil registrou uma ligeira alta em novembro [...]
Consumo de energia — Foto: Consumo de energia (Fernando Frazão, Agência Brasil).

O consumo de energia elétrica no Brasil registrou uma ligeira alta em novembro, de 0,1%, para 47.420 gigawatts-hora (GWh), revertendo a tendência de queda dos três últimos meses. A indústria teve retração de 0,6%, refletindo a queda do consumo de 27 dos 37 setores pesquisados.

A classe residencial teve alta de 0,9%, com a melhora da renda das famílias e um melhor desempenho da região Centro-Oeste. O resultado só não foi melhor devido à vigência da bandeira vermelha, que elevou o custo da energia elétrica e amenizou o ritmo de crescimento do consumo residencial no mês.

A interligação de Roraima ao Sistema Interligado Nacional (SIN) conectou todos os estados do Brasil, levando a uma queda de 50,7% no consumo dos Sistemas Isolados em novembro de 2025. O mercado livre respondeu por 45,7% do consumo nacional de energia elétrica em novembro de 2025, com crescimentos de 4,8% no consumo e de 34% no número de consumidores.

O Norte foi a região que mais expandiu o consumo, enquanto o Centro-Oeste teve o maior aumento no número de consumidores livres. O mercado regulado das distribuidoras teve queda no consumo de 3,6% e aumento no número de consumidores de 1,5% em novembro de 2025.

Leia mais

Rolar para cima