Retorno de Trump e novo papa: 10 fatos que marcaram o mundo em 2025

O ano de 2025 foi marcado por mudanças em diferentes países e guinadas relevantes no cenário político da América do Sul [...]
Foto: Busca Gazeta do Povo

O ano de 2025 foi marcado por mudanças em diferentes países, tentativas de negociação para encerrar conflitos internacionais e guinadas relevantes no cenário político da América do Sul. Donald Trump reassumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro deste ano, após sua vitória nas eleições de 2024. Trump anunciou as chamadas 'tarifas recíprocas globais' sobre uma ampla gama de produtos importados pelos americanos em diversos países.

O papa Francisco morreu em abril deste ano aos 88 anos de idade, após complicações de saúde. O funeral do pontífice argentino reuniu milhares de fiéis e dezenas de chefes de Estado no Vaticano. Após a morte do papa Francisco, o Vaticano convocou o Conclave, que reuniu mais de 100 cardeais de diversos continentes na Capela Sistina para a escolha do novo pontífice.

O cardeal Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, nos EUA, foi escolhido como novo papa, adotando o nome de Leão XIV. Prevost se tornou o primeiro papa originário dos Estados Unidos e também o primeiro membro da ordem agostiniana a liderar a Igreja Católica. Além disso, o ano também foi marcado por conflitos internacionais, como o confronto entre a Índia e o Paquistão, que foi evitado com a mediação dos Estados Unidos.

Israel intensificou suas operações militares contra alvos ligados ao Irã, ao Hezbollah, aos Houthis, Hamas e a outras milícias em diferentes países do Oriente Médio. As ações atingiram bases, depósitos de armas e instalações de comunicação utilizadas por esses grupos, incluindo uma base do Hamas no Catar. A ofensiva contou com a participação dos Estados Unidos, que utilizou os famosos bombardeiros B-2 e mísseis de cruzeiro contra alvos nucleares iranianos.

Leia mais

Rolar para cima