Venezuela mobiliza forças militares para proteger instalações petrolíferas

O regime de Nicolás Maduro decidiu mobilizar forças militares para reforçar a segurança de instalações estratégicas do setor de energia [...]
Venezuela mobiliza forças militares para proteger instalações petrolíferas — Fot

O regime de Nicolás Maduro na Venezuela decidiu mobilizar forças militares para reforçar a segurança de instalações estratégicas do setor de energia, em meio ao aumento da tensão com os Estados Unidos no mar do Caribe. A ditadura chavista colocou unidades militares para vigiar diversos complexos petrolíferos, entre eles o Complexo Petroquímico Ana María Campos e o Centro de Refino Paraguaná.

A medida ocorre em meio a forte pressão militar que o regime de Maduro vem sofrendo dos EUA. O Centro de Refino Paraguaná é um dos maiores complexos de refino do mundo e é responsável pela transformação do petróleo bruto em derivados como gasolina, diesel e asfalto.

O Complexo Petroquímico Ana María Campos reúne fábricas de fertilizantes, plásticos e outros insumos industriais e é classificado pelo governo como estratégico para o aproveitamento do gás natural venezuelano. Os EUA passaram a mirar nas últimas semanas o setor petrolífero da Venezuela, fonte de financiamento do regime chavista.

Os EUA já confirmaram que realizaram um ataque contra uma área portuária dentro da Venezuela e também apreenderam dois navios que transportavam petróleo venezuelano

Leia mais

Rolar para cima