Mato Grosso do Sul contabilizou 18.268 denúncias de maus-tratos contra animais domésticos em 2025, considerando os registros feitos até 31 de novembro. A média informada é de 1.660 casos por dia em todo o território sul-mato-grossense. Os dados fazem parte do relatório dos projetos da Suprova, vinculada ao Governo do Estado.
As ocorrências foram registradas por meio de uma aba exclusiva criada na Delegacia Virtual de Mato Grosso do Sul, canal destinado exclusivamente ao recebimento de denúncias relacionadas à violência contra animais. Do total de registros feitos em 2025, 942 denúncias estão relacionadas a cães e 540 a gatos.
A média mensal chega a 1.482 denúncias, concentradas em diferentes regiões do Estado. O relatório também destaca o uso do Sistema de Gestão de Proteção e Esterilização de Animais, plataforma digital criada para gerenciar cadastros e vagas da Caravana da Castração.
O superintendente estadual de Proteção da Vida Animal afirma que o canal de denúncias é uma ferramenta essencial para combater os maus-tratos, facilitando o acesso da população e fortalecendo a rede de proteção animal em todo o estado.