O trabalhador Bruno Amorim Gonçalo, de 29 anos, tornou-se o primeiro condutor de Mato Grosso do Sul a ter a Permissão para Dirigir pelas novas regras da CNH do Brasil. A experiência dele integra a etapa piloto conduzida pelo Departamento Estadual de Trânsito.
A CNH do Brasil representa a simplificação do acesso à habilitação, especialmente para trabalhadores que vivem fora dos grandes centros urbanos. Bruno faz parte do perfil de pessoas que a nova política busca alcançar: cidadãos que dependem da mobilidade para trabalhar e cuidar da família, mas que historicamente enfrentam mais obstáculos para acessar serviços públicos.
O processo de Bruno teve início no dia 9 de dezembro, diretamente pelo aplicativo CNH do Brasil. No dia 11, quando precisou ir à cidade para fazer compras com a família, buscou orientação na Agência do Detran no Pátio Central, onde já fez a biometria, realizou a captura de imagem, efetuou o pagamento da guia e passou pelos exames médico e psicológico.
O instrutor Celso Serafim explicou que as autoescolas estão se adaptando às novas regras, realizando a cobrança proporcional, considerando a hora-aula e o aluguel do veículo para o exame prático. A conquista da habilitação teve um significado especial por se tratar de um trabalhador do meio rural.