O Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que as tensões em torno da Venezuela podem ter consequências imprevisíveis para todo o Ocidente. A declaração ocorre após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar que ordenou o bloqueio de todos os petroleiros sancionados que entram e saem da Venezuela. Trump também afirmou que a Venezuela está cercada e sugeriu que deve aumentar a pressão sobre o regime de Nicolás Maduro.
O presidente russo, Vladimir Putin, conversou por telefone com Maduro e expressou solidariedade ao povo venezuelano, reafirmando seu apoio às políticas do líder chavista. O governo russo também afirmou que os dois líderes expressaram a intenção de realizar diversos projetos conjuntos relacionados à economia, ao comércio e à energia.
A Rússia e a Venezuela mantêm laços estreitos há muito tempo, e têm reafirmado o apoio a medida que a pressão americana sobre o regime de Maduro aumenta. O presidente Nicolás Maduro pediu paz após Trump ordenar o bloqueio de petroleiros venezuelanos.
A declaração da Rússia sobre as consequências imprevisíveis para o Ocidente devido às tensões na Venezuela reflete a crescente tensão entre a Rússia e os Estados Unidos em relação à crise venezuelana.
