Deputado estadual pode abrir mão da reeleição para a Alems caso a esposa opte por retornar à disputa estadual em 2026.
Roberto Hashioka condiciona sua reeleição na Assembleia Legislativa à decisão de sua esposa, Dione Hashioka, sobre disputar ou não o cargo.
O deputado estadual Roberto Hashioka (União Brasil) declarou que a definição sobre quem disputará a vaga do partido na Assembleia Legislativa no próximo ano caberá à esposa, a ex-deputada estadual Dione Hashioka. A sinalização reforça que o casal ainda avalia qual será a melhor composição para 2026.
Hashioka reconheceu que pode abrir mão da reeleição para a Alems caso Dione opte por retornar à disputa estadual. “Ainda não definimos.
Pode acontecer. A definição será por parte da Dione.
Ela tem a prerrogativa de decidir”, afirmou o parlamentar.
Se a mudança se confirmar, Roberto Hashioka deve migrar para a corrida por uma vaga na Câmara dos Deputados, cenário já discutido pelo União Brasil como possibilidade. A sigla trabalha com quatro pré-candidatos federais e doze estaduais para compor a chapa dentro da Federação União Progressista.
O casal tem histórico de alternância nas disputas. Em 2010, Dione foi reeleita deputada estadual, enquanto Roberto ficou na suplência para federal.
Em 2022, repetiram a dobradinha, mas com resultado invertido: Dione terminou como suplente para a Câmara, e Roberto conquistou o mandato estadual.
Dione não conseguiu a reeleição em 2018 e ficou fora da Câmara Federal em 2022. Roberto Hashioka, ex-prefeito de Nova Andradina, consolidou base no Vale do Ivinhema e é o único deputado estadual do União Brasil.
Em 2024, Dione disputou a eleição para a Prefeitura de Nova Andradina, mas perdeu por uma pequena diferença.