Declaração semestral e atualização cadastral são obrigatórias para todos os produtores com saldo de animais.
Produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até 1º de dezembro para declarar rebanhos e atualizar cadastro junto à Iagro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Produtores rurais de Mato Grosso do Sul têm até amanhã, 1º de dezembro, para realizar a declaração de rebanho e atualização cadastral referentes a 2025. A obrigatoriedade, estabelecida pela Portaria Iagro/MS Nº 3.754, de 28 de abril de 2025, abrange todos os criadores que possuam saldo de animais, independentemente do tamanho da propriedade.
A declaração semestral é vinculada à atualização cadastral, e o descumprimento do prazo acarreta em multas, bloqueio na emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e outras sanções sanitárias, impactando a comercialização e o transporte de animais.
Segundo Daniel Ingold, diretor-presidente da Iagro, o prazo não será prorrogado. Ele enfatiza a importância da declaração para o controle sanitário, prevenção de doenças e o fortalecimento do setor agropecuário estadual.
Como Declarar
A declaração pode ser feita online, através do sistema e-SANIAGRO (https://eservicos.sefaz.ms.gov.br), ou presencialmente em uma Unidade Local da IAGRO. Durante o processo, o produtor deve atualizar dados como endereço da propriedade, telefones de contato, e-mail, coordenadas geográficas e características da exploração pecuária.
Informações sobre nascimentos, mortes de animais, consumo, evolução de era e estoque efetivo por espécie também devem ser incluídas. A declaração abrange bovinos, bubalinos, aves, suínos, caprinos, ovinos, equinos, abelhas, entre outros.
Além disso, os produtores podem registrar a vacinação obrigatória contra brucelose em fêmeas bovinas de 3 a 8 meses de idade até 31 de dezembro. Para dúvidas, a Iagro disponibiliza atendimento via WhatsApp no número (67) 99875-3796.
