A diplomata mexicana Karla Ornelas deixou o Peru após o aumento das tensões diplomáticas entre os países devido ao asilo concedido a Betssy Chávez.
A diplomata mexicana Karla Ornelas deixou o Peru no domingo (9.nov.2025), após ser expulsa pelo governo peruano. A medida ocorreu depois que o Peru anunciou o rompimento de relações diplomáticas com o México, motivado pelo asilo concedido à ex-premiê peruana Betssy Chávez.
Ornelas era a encarregada de Negócios da Embaixada do México no Peru. A agência de migração peruana confirmou a saída da diplomata, informando que ela realizou os procedimentos de controle migratório conforme estipulado pelo governo.
O rompimento das relações diplomáticas, anunciado em 3 de outubro, decorre da decisão do México de conceder asilo a Chávez, que foi primeira-ministra durante o governo de Pedro Castillo. Castillo foi deposto e preso após tentar dissolver o Congresso em 2022.
Chávez está sendo investigada pela justiça peruana por seu suposto envolvimento na tentativa de golpe de Castillo. Promotores buscam uma pena de 25 anos de prisão para a ex-premiê, que nega as acusações.