O primeiro dia do Enem 2025 registrou 27% de abstenção, mantendo a média do ano anterior, com mais de 4,8 milhões inscritos.
O primeiro dia do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2025 registrou 27% de abstenção, um número semelhante ao do ano anterior (26,6%). Apesar da taxa, o ministro da Educação, Camilo Santana, destacou o aumento no número de participantes.
O exame foi aplicado em 1.805 municípios, com o apoio de mais de 300 mil pessoas. Segundo o ministro, 3.240 candidatos foram eliminados por irregularidades, como o uso de materiais impressos e equipamentos eletrônicos.
Santana elogiou o tema da redação, que abordou as perspectivas sobre o envelhecimento na sociedade brasileira, considerando-o atual e relevante. O presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), Manuel Palácios, também comentou sobre a qualidade da prova.
Reaplicação e Próximos Passos
A reaplicação do exame está marcada para 16 e 17 de dezembro, destinada a estudantes de cidades afetadas por desastres naturais. O segundo dia de provas, com questões de ciências da natureza e matemática, será no próximo domingo.