O Senado dos EUA avança para votar projeto que visa encerrar o 'shutdown', com financiamento temporário e ajustes na saúde.
O Senado dos Estados Unidos iniciou neste domingo os preparativos para votar um projeto que pode encerrar o ‘shutdown’ – a paralisação do governo federal causada pela falta de aprovação do orçamento anual.
A Casa deve votar uma medida aprovada pela Câmara dos Representantes, que será emendada para combinar um financiamento temporário até janeiro de 2026 com um pacote de 3 projetos de lei de financiamento integral para agências federais. Se aprovado, o projeto retornará à Câmara e, posteriormente, será enviado para sanção presidencial.
Senadores democratas têm resistido à aprovação de medidas de financiamento sem garantias sobre ajustes na saúde, incluindo a extensão dos subsídios do Affordable Care Act (Obamacare). O acordo em discussão prevê uma votação separada sobre os subsídios, adiando a decisão principal para destravar o financiamento do governo.
O senador democrata Richard Blumenthal indicou que pode haver apoio suficiente entre democratas para aprovação, mesmo que ele vote contra a medida provisória caso não haja seguranças claras.