Nova praga da cana é identificada, abrindo caminho para estratégias de controle mais eficazes

A identificação da Mahanarva diakantha, uma nova espécie de cigarrinha-da-cana, pode revolucionar as estratégias de controle de pragas e reduzir prejuízos. [...]
Nova praga da cana é identificada, abrindo caminho para estratégias de controle mais eficazes
Foto: Andressa Paladini/UFPR

A identificação da Mahanarva diakantha, uma nova espécie de cigarrinha-da-cana, pode revolucionar as estratégias de controle de pragas e reduzir prejuízos.

Uma nova espécie de cigarrinha-da-cana, a Mahanarva diakantha, foi identificada após análises detalhadas revelarem diferenças morfológicas e genéticas em relação a outras espécies similares. A descoberta, resultado de uma colaboração entre pesquisadores da PUC-RS e da Unesp, pode levar a estratégias de controle de pragas mais eficazes e à redução de prejuízos na produção de cana-de-açúcar.

Desde a década de 1960, exemplares da Mahanarva diakantha eram encontrados no Sudeste e Sul do Brasil, mas eram erroneamente identificados como outras espécies de cigarrinhas-da-cana. A dificuldade na identificação visual e a semelhança entre as espécies dificultavam o controle da praga, uma vez que os inseticidas utilizados não apresentavam os resultados esperados.

A identificação precisa da Mahanarva diakantha foi possível graças à combinação de análises morfológicas, genéticas e morfométricas. Os pesquisadores observaram diferenças na genitália dos machos, sequenciaram o gene COI e compararam a forma da asa posterior das diferentes espécies.

Implicações da Descoberta

A descrição da nova espécie abre diversas possibilidades de pesquisa. Será possível investigar o ciclo de vida da Mahanarva diakantha, suas interações com o ambiente e seus hospedeiros, e sua resistência a inseticidas.

Leia mais

Rolar para cima