Zelensky confia na amizade com Trump para manter Apoio dos EUA à Ucrânia

Volodymyr Zelensky expressa confiança em Donald Trump, minimizando temores sobre o futuro do apoio dos EUA à Ucrânia, destacando a relação como construtiva e profissional. [...]
Zelensky confia na amizade com Trump para manter Apoio dos EUA à Ucrânia
Foto: m, da esquerda para a direita, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante reunião na Casa Branca em 2

Volodymyr Zelensky expressa confiança em Donald Trump, minimizando temores sobre o futuro do apoio dos EUA à Ucrânia, destacando a relação como construtiva e profissional.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou não temer o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, caso este retorne ao poder. Em entrevista ao jornal britânico The Guardian, Zelensky enfatizou que a Ucrânia não é uma ameaça aos EUA e que a relação entre os dois países deve ser pautada pelo respeito mútuo.

Zelensky descreveu sua relação com Trump como construtiva e profissional, afastando a ideia de inimizade. Ele ressaltou que ambos são líderes eleitos por seus povos e, portanto, devem se respeitar. O presidente ucraniano também mencionou o papel discreto, mas importante, do rei Charles III do Reino Unido em fortalecer os laços entre Trump e a Ucrânia.

Apoio Contínuo e Necessidades Militares

Zelensky aproveitou a oportunidade para reiterar a necessidade de sistemas de defesa aérea Patriot e maior cooperação militar por parte dos países europeus. Ele reconheceu a cautela dos líderes ocidentais, mas defendeu que o apoio à Ucrânia deve continuar até o fim da guerra.

O presidente ucraniano alertou que a Rússia pode abrir novas frentes de conflito na Europa, mesmo antes do fim da guerra na Ucrânia. Segundo ele, o Kremlin busca compensar suas derrotas com provocações em outros países, necessitando de um inimigo externo para unir a Rússia.

Leia mais

Rolar para cima