Brasil e Estados Unidos planejam nova reunião em novembro, diz Mauro Vieira

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou em Washington que Brasil e EUA planejam reunião em novembro para retomar o diálogo e negociar tarifas. [...]
Ouvir notícia 00:00

Chanceler brasileiro se reuniu com secretário americano e discutiu retomada do diálogo bilateral e tarifas comerciais.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou em Washington que Brasil e EUA planejam reunião em novembro para retomar o diálogo e negociar tarifas.

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, anunciou nesta quinta-feira (16), em Washington, que Brasil e Estados Unidos planejam uma nova reunião em novembro para dar seguimento à retomada do diálogo diplomático, após um período de instabilidade nas relações bilaterais. A declaração ocorreu após um encontro com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, na Casa Branca.

O chanceler brasileiro descreveu o diálogo com Marco Rubio, que durou cerca de uma hora, como “muito produtivo”, marcado por uma “excelente descontração e troca de ideias”. O ponto central da discussão foram as tarifas de 50% impostas por Washington sobre produtos brasileiros. Vieira confirmou que equipes técnicas devem iniciar negociações em breve, buscando reverter essas medidas que afetam o comércio bilateral.

As relações entre os dois países enfrentam instabilidade desde que o governo estadunidense aplicou as tarifas, justificadas por uma suposta “politização” do Judiciário brasileiro e a condenação de um ex-presidente por tentativa de golpe de Estado. Além do aumento tarifário, foram impostas sanções financeiras e consulares a autoridades brasileiras, incluindo um ministro do Supremo Tribunal Federal. Estas ações foram interpretadas em Brasília como retaliação política.

Além das negociações técnicas, Mauro Vieira também adiantou que os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump deverão se encontrar nos próximos meses. Embora a data e o local específicos ainda não estejam definidos, há um claro interesse de ambas as partes para que o encontro ocorra o mais breve possível, demonstrando um esforço de reaproximação. Inicialmente, cogitou-se a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean), na Malásia, no fim de outubro, mas as agendas dos líderes determinarão o momento mais adequado.

A reunião entre Vieira e Rubio marca o primeiro encontro de alto nível desde que o presidente Donald Trump reassumiu o cargo, em janeiro. Este movimento sinaliza uma intensificação dos esforços de reaproximação, iniciados com uma breve conversa entre os líderes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump durante a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, no mês de setembro. Segundo informações de fontes oficiais, os ministros Vieira e Rubio manterão contato direto nas próximas semanas para detalhar a agenda de reuniões técnicas, com a expectativa de que, até novembro, as bases para uma ampla negociação sobre tarifas e cooperação comercial estejam estabelecidas. O chanceler ressaltou que prevaleceu uma “atitude construtiva” e uma “boa química” entre os governos, mantendo o diálogo aberto.

Leia mais

Rolar para cima