SUS deve receber vacina nacional contra covid no 1º semestre de 2026

A primeira vacina 100% nacional contra a covid-19, a SpiN-TEC, deve ser distribuída à população pelo SUS no primeiro semestre de 2026, segundo Luciana Santos. [...]
Ouvir notícia 00:00

Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, divulgou a previsão de chegada da SpiN-TEC, imunizante desenvolvido pela UFMG.

A primeira vacina 100% nacional contra a covid-19, a SpiN-TEC, deve ser distribuída à população pelo SUS no primeiro semestre de 2026, segundo Luciana Santos.

A ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, anunciou nesta quinta-feira (16) que a primeira vacina contra a covid-19 totalmente nacional, denominada SpiN-TEC, deverá ser disponibilizada à população pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no primeiro semestre de 2026. O imunizante foi desenvolvido pelo Centro de Tecnologia de Vacinas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O projeto recebeu um investimento de R$ 140 milhões do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, conforme detalhado por Luciana Santos. Os recursos viabilizaram desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3, impulsionando o desenvolvimento da vacina.

Durante entrevista a emissoras de rádio no programa Bom Dia, Ministra, produzido pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), a ministra lembrou que o imunizante está em fase final de estudos. No início do mês, foi publicado o primeiro artigo científico sobre os testes de segurança, atestando a segurança da vacina.

Luciana Santos informou que o processo de validação da vacina será submetido à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Libbs, empresa brasileira, será responsável pela compra tecnológica e pela produção do insumo farmacêutico ativo (IFA). O envase será realizado por outra empresa brasileira sediada em Minas Gerais.

Leia mais

Rolar para cima