Agência enviou equipe técnica ao Paraná para investigar incêndio em subestação apontado como causa da interrupção do fornecimento de energia em todas as regiões brasileiras.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou uma investigação sobre o apagão que afetou todas as regiões do Brasil na madrugada da última terça-feira, dia 14 de outubro de 2025.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) iniciou uma investigação sobre o apagão que afetou todas as regiões do Brasil na madrugada da última terça-feira, dia 14 de outubro de 2025. A interrupção no fornecimento de energia, que teve origem em um incêndio na subestação Bateias, no Paraná, mobilizou as autoridades para esclarecer as causas do incidente.
O Operador Nacional do Sistema (ONS), por sua vez, indicou que o fogo na subestação paranaense foi o responsável pela falha generalizada. Em resposta, a fiscalização da ANEEL se deslocará ao local ainda hoje para realizar uma inspeção in loco e averiguar os motivos que levaram à interrupção, além de instaurar processos para determinar a responsabilidade dos agentes envolvidos.
O restabelecimento da energia ocorreu em diferentes ritmos pelo país. Enquanto as regiões Norte, Sudeste e Centro-Oeste tiveram o serviço normalizado cerca de uma hora e meia após a queda, a Região Sul aguardou por duas horas e meia até que o fornecimento fosse completamente retomado.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez questão de ressaltar que o ocorrido se trata de um problema na infraestrutura de transmissão de energia, e não de uma escassez de recursos energéticos. Ele enfatizou a distinção deste episódio em relação a apagões anteriores, como os registrados em 2001 e 2021, que foram atribuídos à falta de energia e planejamento. Atualmente, o país dispõe de “muita energia”, segundo as declarações do ministro.