Alexandre Silveira detalhou que o incidente na madrugada de terça-feira (14) decorreu de um incêndio em subestação, diferenciando-o de crises passadas.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explicou o apagão nacional da madrugada de terça-feira (14), atribuindo-o a uma falha na infraestrutura no Paraná, não à falta de energia.
Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, esclareceu que o apagão ocorrido na madrugada desta terça-feira (14) em todos os subsistemas do país foi causado por uma falha na infraestrutura, e não por falta de energia. Ele detalhou que o incidente teve origem em um incêndio em uma subestação localizada no Paraná.
O ministro ressaltou a importância de distinguir este evento de episódios anteriores, como os de 2001 e 2021, que foram marcados pela escassez de energia e falhas de planejamento. Segundo ele, o cenário atual é diferente, com o país possuindo abundante capacidade energética.
Durante uma entrevista a emissoras de rádio, Silveira destacou o significativo reforço no sistema de transmissão brasileiro, que incluiu a contratação de 70 bilhões em novas linhas. Ele mencionou ainda as obras em andamento no Nordeste, visando o centro de carga do Sudeste, e a recente ligação entre Manaus e Boa Vista, que contribuem para uma maior segurança energética nacional.
A pronta resposta do Operador Nacional do Sistema (ONS) foi enfatizada pelo ministro, que classificou o ocorrido como um “episódio pontual”, atribuindo a rápida recuperação a um sistema operacional moderno e eficiente.