Cenário internacional e dados de tecnologia impulsionam movimentos econômicos
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O dia 13 de outubro de 2025 foi marcado por movimentos significativos nos mercados globais, com o Ibovespa registrando alta e o dólar em queda no Brasil. Vendas de smartphones também cresceram.
O otimismo nos mercados internacionais impulsionou o Ibovespa e fez o dólar recuar no Brasil nesta segunda-feira, 13 de outubro de 2025. O cenário foi moldado por uma postura mais amigável do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação à China, gerando reflexos em diversas frentes econômicas.
Na bolsa brasileira, o Ibovespa encerrou o dia em alta de 0,78%, atingindo a marca de 141.783,36 pontos. A valorização do principal índice se deu em um pregão que registrou mínima de 140.681,77 pontos e máxima de 142.302,81 pontos. Por outro lado, a moeda norte-americana à vista apresentou ajuste de baixa, recuando 0,79% e fechando cotada a R$5,4603, após uma valorização superior a 2% na sessão anterior, beneficiando-se da menor tensão comercial global.
O setor de commodities também demonstrou movimentos variados. Os futuros do cacau fecharam quase estáveis na ICE, após terem experimentado quedas para mínimas de mais de um ano e meio. A expectativa de uma demanda enfraquecida sugere um possível excedente global na safra 2025/26. Enquanto o açúcar bruto registrou uma queda de 3%, o café, por sua vez, demonstrou alta.
No segmento de tecnologia, as vendas globais de smartphones assinalaram um crescimento de 2,6% no terceiro trimestre. A empresa de pesquisa de mercado IDC, que divulgou esses dados preliminares, apontou a forte demanda por dispositivos premium e aqueles equipados com recursos de inteligência artificial como os principais motores dessa expansão. Segundo a investigação jornalística, a indústria de smartphones mantém uma trajetória ascendente, com um crescimento sólido.