Equipes do Sistema Único de Saúde estarão mobilizadas em pontos estratégicos para atender milhões de romeiros e visitantes durante as procissões.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A Força Nacional do SUS mobiliza equipes em Belém para garantir atendimento de urgência e emergência durante o Círio de Nazaré, o maior evento religioso da região.
A Força Nacional do SUS reforça o atendimento de saúde em Belém neste fim de semana, com equipes mobilizadas para oferecer suporte durante as procissões do Círio de Nazaré. A iniciativa visa apoiar as secretarias estadual e municipal de Saúde, garantindo assistência à vasta população que participa do maior evento religioso do estado, atraindo milhões de romeiros e visitantes.
Coordenadas pelo Ministério da Saúde, as equipes estarão dispostas em pontos estratégicos, equipadas para lidar com urgências e emergências. A estrutura montada se assemelha à de hospitais de campanha, pronta para atender às necessidades. No sábado, dia 11, o foco inclui o Círio Fluvial, com postos na Escadinha, e a Transladação, cobrindo áreas como a Alfândega e a Casa das 11 Janelas. Já no domingo, dia 12, a atuação se estende à procissão principal do Círio, concentrando-se novamente na Casa das 11 Janelas e no Centro Arquitetônico de Nazaré.
Reconhecido como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, o Círio de Nazaré celebra sua 233ª edição neste ano, pouco antes da 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). A expectativa é que mais de 2 milhões de pessoas participem apenas da procissão de domingo, demonstrando a profunda devoção do povo paraense. A mobilização da Força Nacional do SUS também se insere nas ações de preparação do Ministério da Saúde para a COP30, visando fortalecer a capacidade de resposta do sistema público de saúde a grandes aglomerações e eventos de grande porte.