Abalo de magnitude 7,4 causou destruição e pânico; autoridades avaliam os danos e coordenam o resgate.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Um forte terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa sul das Filipinas, causando mortes e danos. Alerta de tsunami foi emitido, mas depois suspenso.
Após um forte terremoto de magnitude 7,4 atingir a costa sul das Filipinas nesta sexta-feira (10), ao menos duas pessoas morreram. O tremor, que teve como epicentro a cidade de Manay, provocou também danos estruturais em diversas localidades, gerando um alerta de tsunami que, posteriormente, foi suspenso.
O presidente Ferdinand Marcos Jr. informou que as autoridades estão avaliando a situação e que equipes de busca e resgate foram mobilizadas para prestar assistência à população afetada. O tremor, que durou entre 30 e 40 segundos, danificou casas, prédios e infraestrutura viária, como pontes, segundo relatos de Richie Diuyen, agente de desastres em Manay.
De acordo com autoridades, o terremoto está entre os mais intensos a atingir o país nos últimos anos, que está localizado no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, área de alta atividade sísmica. Estima-se que as Filipinas registrem mais de 800 tremores anualmente. O abalo ocorre apenas duas semanas após um terremoto que causou a morte de 74 pessoas na ilha de Cebu.