PUBLICIDADE

Censo: carro é o meio de transporte mais usado para ir ao trabalho

Levantamento do IBGE mostra que 32% dos trabalhadores usam carro para ir ao trabalho, superando o ônibus (21,4%) e o deslocamento a pé (17,8%). [...]

Dados do IBGE revelam que 32% dos trabalhadores brasileiros utilizam o automóvel como principal meio de deslocamento

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Dados do Censo Demográfico 2022 do IBGE revelam que o carro é o principal meio de transporte para 32% dos trabalhadores brasileiros, superando o ônibus (21,4%) e o deslocamento a pé (17,8%). O analista do IBGE, Mauro Sergio Pinheiro de Sousa, atribui o resultado à priorização histórica do automóvel e à carência do transporte público, especialmente em grandes centros como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília. A pesquisa também aponta que 57% dos trabalhadores levam de seis minutos a meia hora para chegar ao trabalho, enquanto 12,6% gastam mais de uma hora no trajeto. Há disparidades raciais no tempo de deslocamento e no meio de transporte utilizado, com pessoas brancas utilizando mais o carro e pessoas negras, o ônibus.

Levantamento do IBGE mostra que 32% dos trabalhadores usam carro para ir ao trabalho, superando o ônibus (21,4%) e o deslocamento a pé (17,8%).

Nesta quinta-feira, dados do Censo Demográfico 2022 revelaram que o carro é o meio de transporte mais usado pelos brasileiros para ir ao trabalho. O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) indica que 32% dos trabalhadores utilizam o automóvel como principal forma de deslocamento.

O analista do IBGE, Mauro Sergio Pinheiro de Sousa, avalia que o resultado reflete um histórico de priorização do automóvel em detrimento de outros meios, além de carências no transporte público, especialmente em grandes centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Brasília.

De acordo com o Censo, 57% dos trabalhadores levam de seis minutos a meia hora para chegar ao trabalho, totalizando 40 milhões de pessoas. No entanto, essa proporção é menor no Sudeste (53%) e cai para 36% nas duas maiores capitais do país, Rio de Janeiro e São Paulo. Em contrapartida, 12,6% das pessoas gastam mais de uma hora no trajeto, chegando a 27,9% em São Paulo e 29,8% no Rio.

A pesquisa também identificou que 16,4% das pessoas negras e 12,2% das indígenas levam pelo menos uma hora para chegar ao trabalho, enquanto entre as pessoas brancas essa proporção é de 10,4%. A análise dos meios de transporte revela que 42,9% das pessoas brancas utilizam o automóvel para ir ao trabalho, mais que o dobro da proporção entre as pessoas pretas, que usam mais o ônibus (29%).

O levantamento do IBGE também aponta que 70% das pessoas que usam o ônibus como principal meio de transporte gastam pelo menos meia hora no trajeto. Em 2022, 88,4% dos brasileiros trabalhavam no mesmo município de residência, sendo 71,4% em outro local e 16,9% na própria casa ou propriedade.

Leia mais

Rolar para cima