Lula levará propostas de jovens sobre clima para a COP30, em Belém

O presidente Lula anunciou que levará os compromissos de crianças e adolescentes sobre o clima para a COP30 em Belém, enfatizando a educação ambiental nas [...]

Presidente anunciou que apresentará os compromissos de crianças e adolescentes na conferência do clima, destacando a importância da educação ambiental nas escolas

O presidente Lula anunciou que levará os compromissos de crianças e adolescentes sobre o clima para a COP30 em Belém, enfatizando a educação ambiental nas escolas.

Em Luziânia, Goiás, o presidente Lula anunciou nesta quarta-feira (8) que apresentará os compromissos de crianças e adolescentes relacionados à proteção do meio ambiente aos chefes de Estado na COP30, que ocorrerá em novembro de 2025 em Belém. O presidente parabenizou o protagonismo dos estudantes e defendeu que a educação para o clima seja sistematizada nas escolas.

Durante a 6ª Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, Lula destacou a importância de que a educação climática faça parte do dia a dia e da cultura, e elogiou a “pequena revolução” que os estudantes estão promovendo no país. A conferência, que se estendeu até 10 de outubro, teve como foco a discussão sobre educação e justiça climática, integrando o movimento de preparação para a COP30.

Os compromissos construídos coletivamente durante a conferência incluem o apoio à luta e resistência de povos indígenas, comunidades quilombolas e agricultores familiares, além da proteção das pessoas e de toda a vida no planeta com equidade, igualdade e inclusão. Os participantes também ressaltaram a importância de ampliar a capacidade de prevenção de riscos e de resistir a um sistema que gera desigualdades e preconceitos.

Lula também mencionou a importância de criar incentivos para que os jovens conheçam as riquezas naturais do Brasil, como o Rio Amazonas e o Pantanal, visando desenvolver uma consciência de nação e de soberania sobre o território. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, idealizadora da primeira conferência em 2003, destacou o comprometimento dos estudantes com as mudanças necessárias para o equilíbrio climático.

A conferência infantojuvenil mobilizou 8.732 escolas em 2.307 municípios, com a participação de 800 pessoas de todo o país. Ao longo de cinco edições, o evento envolveu mais de 20 milhões de pessoas, incluindo crianças, adolescentes, jovens, professores e gestores da educação e do meio ambiente.

Leia mais

Rolar para cima