Caderneta de poupança registra terceiro mês seguido de resultado negativo, com resgate líquido de R$ 78,5 bilhões no acumulado de 2025.
Em setembro, retiradas da poupança superaram depósitos em R$ 15 bilhões, divulgou o Banco Central. É o 3º mês seguido de resultado negativo na caderneta.
O Banco Central (BC) divulgou nesta quarta-feira (8) que a caderneta de poupança registrou um déficit de R$ 15 bilhões em setembro, com saques superando os depósitos. Segundo o relatório, foram aplicados R$ 356,6 bilhões, enquanto os saques totalizaram R$ 371,6 bilhões. Os rendimentos creditados nas contas de poupança somaram R$ 6,4 bilhões, resultando em um saldo total de pouco mais de R$ 1 trilhão.
Este é o terceiro mês consecutivo de resultado negativo para a poupança. Os quatro primeiros meses de 2025 também apresentaram mais retiradas do que depósitos, com maio e junho registrando entradas líquidas. No acumulado de 2025, a caderneta acumula um resgate líquido de R$ 78,5 bilhões.
De acordo com as autoridades, a manutenção da Selic em alta tem estimulado a migração para investimentos com melhor desempenho. Em julho, o Comitê de Política Monetária (Copom) do BC interrompeu o ciclo de aumento de juros, mantendo a taxa em 15% ao ano, com o objetivo de alcançar a meta de inflação de 3%. Até agosto, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulava alta de 5,13% em 12 meses.