PUBLICIDADE

Navio iraniano sob sanções da OFAC atraca em Santa Catarina

Um navio iraniano sancionado pela OFAC atracou em Santa Catarina. A embarcação descarregou ureia de uma empresa também sancionada pelos EUA, levantando questões sobre o [...]

Cargueiro Delruba, alvo de sanções secundárias, descarregou 60 mil toneladas de ureia de empresa também sancionada pelos EUA.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O navio iraniano Delruba, sancionado pela OFAC, atracou em Santa Catarina para descarregar 60 mil toneladas de ureia. A carga é proveniente da Pardis Petrochemical, empresa também sancionada pelos EUA, e foi importada pela brasileira Link Comercial através da Eastoil Petrolium Products LLC. A OFAC alerta que entidades que se relacionam com a estatal iraniana correm risco de sanções secundárias, pois a Pardis Petrochemical é acusada de financiar a Guarda Revolucionária Iraniana. A notícia contextualiza o evento com o alinhamento do governo Lula com o Irã.

Um navio iraniano sancionado pela OFAC atracou em Santa Catarina. A embarcação descarregou ureia de uma empresa também sancionada pelos EUA, levantando questões sobre o comércio Brasil-Irã.

Um navio iraniano, alvo de sanções da OFAC, agência que monitora a aplicação de sanções determinadas pelo governo dos Estados Unidos, atracou em Santa Catarina. A embarcação, chamada Delruba, descarregou uma carga de 60 mil toneladas de ureia.

Ainda segundo a reportagem, a carga tem origem na Pardis Petrochemical, também sancionada pelos EUA, e foi importada pela empresa brasileira Link Comercial, através da Eastoil Petrolium Products LLC, sediada nos Emirados Árabes. A utilização de uma terceira empresa é uma estratégia para evitar sanções financeiras diretas com bancos ou empresas iranianas.

De acordo com a OFAC, qualquer entidade que se relacione com a estatal iraniana corre o risco de sofrer sanções secundárias, que podem se estender a bancos, compradores e ao próprio governo brasileiro. A Pardis Petrochemical Company é acusada de financiar a Guarda Revolucionária Iraniana, designada como organização terrorista pelos EUA.

A reportagem destaca o alinhamento do governo Lula com o Irã, mencionando a ida de Geraldo Alckmin à posse do presidente iraniano e as críticas de Lula aos EUA e Israel na Assembleia Geral da ONU.

Leia mais

Rolar para cima