EUA retiram sanções contra Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai

O ex-presidente paraguaio Horacio Cartes comemorou a suspensão das sanções impostas pelos EUA, que o acusavam de corrupção. Decisão foi divulgada nesta segunda. [...]

Decisão do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofac) remove o ex-presidente e suas empresas de lista de "nacionais especialmente designados"

O ex-presidente paraguaio Horacio Cartes comemorou a suspensão das sanções impostas pelos EUA, que o acusavam de corrupção. Decisão foi divulgada nesta segunda.

Horacio Cartes, ex-presidente do Paraguai, celebrou nesta segunda-feira, 6 de outubro de 2025, a suspensão das sanções impostas pelo Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos (Ofac). As sanções haviam sido aplicadas há dois anos devido ao seu suposto envolvimento em atos de corrupção.

A decisão do Ofac remove Cartes e várias de suas empresas da lista de “nacionais especialmente designados”. O ex-presidente, que governou o Paraguai entre 2013 e 2018, é considerado figura central na política do país, sendo o mentor do atual presidente, Santiago Peña, e líder do Partido Colorado.

As autoridades dos Estados Unidos acusaram Cartes de participar de atividades corruptas antes, durante e depois de seu mandato, incluindo a obstrução de uma grande investigação internacional sobre crimes transnacionais. Em sua declaração, Cartes agradeceu ao governo dos Estados Unidos pela objetividade na análise de sua defesa.

Santiago Peña também se manifestou via X, celebrando a decisão e reafirmando o compromisso de trabalhar em conjunto com os Estados Unidos. Durante seu governo, Peña manteve a aliança do Paraguai com Taiwan e demonstrou apoio às iniciativas dos EUA em fóruns internacionais.

Leia mais

Rolar para cima