Em conversa por videoconferência, Lula solicitou a retirada da sobretaxa de 50% imposta pelo governo norte-americano a produtos brasileiros
Em videoconferência de 30 minutos, Lula pediu a Trump a suspensão da sobretaxa de 50% a produtos brasileiros e convidou o líder americano para a COP30 em Belém.
Durante uma videoconferência de 30 minutos nesta segunda-feira (6), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a suspensão da sobretaxa de 50% aplicada a produtos brasileiros. A conversa, considerada “positiva” pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abordou temas econômicos e a relação bilateral.
De acordo com o Planalto, a iniciativa da ligação partiu de Trump, e ambos os líderes trocaram números de telefone para manter contato direto. Lula enfatizou que o contato representa uma “oportunidade para a restauração das relações amigáveis de 201 anos” entre os dois países.
Lula também lembrou que o Brasil é um dos três países do G20 que mantém superávit na balança de bens e serviços com os Estados Unidos. Além da questão da sobretaxa, o presidente solicitou a revisão de medidas restritivas aplicadas a autoridades brasileiras. Trump indicou o secretário de Estado, Marco Rubio, para prosseguir com as negociações junto ao vice-presidente Geraldo Alckmin, ao chanceler Mauro Vieira e ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Os dois presidentes concordaram em se encontrar pessoalmente durante a Cúpula da Asean, na Malásia. Lula reiterou o convite para que Trump participe da COP30, em Belém, e se mostrou aberto a viajar aos Estados Unidos para futuros encontros.