O governo dos Estados Unidos revogou o visto de um neurocirurgião brasileiro, identificado como Ricardo Barbosa, após o médico celebrar publicamente o ataque a tiros sofrido por Charlie Kirk, uma figura de destaque da direita, durante uma palestra em Utah. A informação foi confirmada por autoridades americanas, que classificaram as declarações do médico como “depravadas” e “assustadoras”.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Segundo o anúncio oficial, a decisão implica que o médico perderá o direito de entrar nos Estados Unidos permanentemente. A medida foi justificada com base no conteúdo da postagem online do neurocirurgião, considerada como incitação à violência.
Na publicação que motivou a revogação do visto, Ricardo Barbosa teria elogiado a “mira impecável” do atirador, mencionando especificamente a “coluna cervical”. A declaração gerou forte reação e críticas nas redes sociais.
O caso também está sendo investigado no Brasil. O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (CRM-PE) abriu um procedimento para apurar a conduta do médico, após uma denúncia formalizada por um vereador.
Após a repercussão negativa, Ricardo Barbosa deletou seu perfil em uma rede social. A investigação nos EUA e no Brasil busca determinar as responsabilidades do médico em relação às suas declarações.