Um vídeo viralizado nas redes sociais, com mais de meio milhão de visualizações, alega mostrar o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assistindo a imagens das manifestações bolsonaristas ocorridas em 7 de Setembro no Brasil. A alegação é falsa.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O vídeo, publicado no TikTok, exibe um homem mostrando a tela de um celular a Trump, acompanhado de uma legenda que sugere ser a reação do ex-presidente ao conteúdo. No entanto, o vídeo original não tem relação com os eventos ocorridos no Brasil.
As manifestações de 7 de Setembro reuniram apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em diversas cidades brasileiras, com pedidos de anistia para condenados por atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 e por crimes contra a democracia. Na Avenida Paulista, em São Paulo, foi exibida uma bandeira gigante dos Estados Unidos, e cartazes em inglês solicitavam que Trump tomasse medidas para pressionar o Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar de o vídeo ser real, ele não mostra Trump assistindo a imagens dos protestos no Brasil. Na verdade, o vídeo exibe um repórter da Fox News mostrando a Trump uma gravação que circulava nos EUA, na qual uma pessoa é vista jogando um saco preto pela janela da Casa Branca.
O próprio Trump chegou a comentar o vídeo, sugerindo que poderia ter sido criado com inteligência artificial, e que as janelas do prédio não abriam. Contudo, um funcionário da Casa Branca declarou à “Time Magazine” que as imagens mostravam uma manutenção de rotina realizada durante uma viagem do presidente.
A desinformação circula em um momento em que o STF julga a participação de Bolsonaro e outros réus em uma suposta trama golpista. A Corte iniciou a análise do caso, ouvindo a acusação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e as defesas dos acusados. O julgamento foi retomado e aguarda o voto do relator, Alexandre de Moraes.