A natureza surpreendeu o fotógrafo Wilmar Carrilho, que flagrou em Três Lagoas uma borboleta Junonia evarete com um detalhe peculiar: as cores e formas em suas asas remetem à imagem de Nossa Senhora Aparecida. A beleza do inseto, popularmente conhecido como olho-de-pavão-diurno, chamou a atenção de Carrilho, que compartilhou o registro.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
“Quando a avistei, pelo desenho nas asas, me veio a imagem da semelhança com Nossa Senhora Aparecida. Além de ser muito bela, colorida”, declarou o fotógrafo sobre o encontro. A fotografia foi capturada na última segunda-feira (4), mas Carrilho afirma já ter avistado a mesma espécie em outras ocasiões durante suas expedições fotográficas, inclusive em Campo Grande e Água Clara.
A bióloga Amanda Messias, ao analisar a imagem, sugere que o exemplar fotografado seja um macho da espécie. “É uma borboleta lindíssima. Os machos possuem cores azuis mais vivas. Já nas fêmeas o azul é meio apagado. Visível, mas pálido”, explicou. A Junonia evarete, apesar da singularidade do registro de Carrilho, é uma espécie comum no Brasil.