ALEMS homenageia ‘fenômeno dos rodeios’
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) homenageou José Vitor Leme Batista, conhecido como ‘fenômeno dos rodeios’, com uma moção de congratulação. O reconhecimento se deve à conquista do Tricampeonato Mundial na modalidade de montaria em touro da Professional Bull Riders (PBR) na temporada de 2025, em Arlington, Texas, Estados Unidos.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Nascido em Ribas do Rio Pardo, Vitinho, como é chamado, iniciou sua trajetória esportiva no futebol, mas se dedicou aos rodeios a partir de 2015. A homenagem foi celebrada por todos os parlamentares, com destaque para os deputados Paulo Corrêa e Marcio Fernandes, autores da moção. Segundo eles, Vitinho representa um orgulho para o estado, levando o nome de Mato Grosso do Sul para o mundo.
Emocionado, o atleta destacou a importância do reconhecimento para inspirar jovens atletas. “É muito bom levantar a bandeira do nosso país num campeonato mundial de esporte de montaria em touros. Fico feliz por esse sucesso e para mim é uma satisfação imensa estar sendo reconhecido com essa moção. Meu grande objetivo é inspirar jovens atletas para o esporte de montaria.”
O prefeito de Ribas do Rio Pardo, Roberson Luiz Moureira, também celebrou a conquista, comparando Vitinho a Ayrton Senna e destacando o incentivo ao esporte no município.
Projetos de Lei aprovados
Na sessão ordinária, foram aprovados três projetos de lei. Um deles, de autoria do deputado Professor Rinaldo Modesto, readequa o Dia Estadual do Líder Comunitário para 5 de maio, em sincronia com a celebração do Dia Nacional. O projeto foi aprovado em segunda discussão.
Professor Rinaldo, que iniciou sua atuação comunitária na década de 90, ressaltou a importância dos líderes comunitários, que muitas vezes atuam sem remuneração. O projeto altera a data anterior, 25 de agosto, para alinhá-la à lei federal.
Em primeira discussão, foram aprovados dois projetos, um do governo do Estado e outro do Poder Judiciário. O projeto do Poder Executivo altera um dispositivo da Lei 5.403/2019, designando o Superintendente de Segurança Pública da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) como Secretário-Executivo do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp). O objetivo é garantir maior representatividade e expertise técnica na gestão do grupo.
O projeto do Tribunal de Justiça modifica dispositivos do Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado de Mato Grosso do Sul, visando à racionalização administrativa por meio da redução do número de membros do colegiado de cinco para três integrantes.