PUBLICIDADE

Trump Diverge de Inteligência sobre Ataque a Instalações Nucleares Iranianas

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou a avaliação da inteligência americana sobre o impacto dos ataques de mísseis em instalações nucleares iranianas. Na quarta-feira, ele afirmou que os danos foram severos, contradizendo relatos que indicavam um atraso de apenas alguns meses no programa [...]

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, minimizou a avaliação da inteligência americana sobre o impacto dos ataques de mísseis em instalações nucleares iranianas. Na quarta-feira, ele afirmou que os danos foram severos, contradizendo relatos que indicavam um atraso de apenas alguns meses no programa nuclear do Irã.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

O presidente Donald Trump minimizou a avaliação da inteligência americana sobre os ataques a instalações nucleares iranianas, afirmando que os danos foram severos, contrariando relatos que indicavam um atraso menor no programa nuclear do Irã. Durante reunião com Mark Rutte, secretário-geral da Otan, em Haia, Trump admitiu a natureza inconclusiva da inteligência, mas insistiu na significância dos danos, chegando a usar o termo "obliteração". Marco Rubio, secretário de Estado, anunciou uma investigação sobre o vazamento do relatório da Inteligência de Defesa, com apoio de Pete Hegseth, secretário de Defesa. A cúpula da Otan, que se seguiu, visa o compromisso dos países membros em aumentar os gastos com defesa para 5% do Produto Interno Bruto.

Trump fez os comentários durante uma reunião com o secretário-geral da Otan, Mark Rutte, antes de uma cúpula em Haia. Questionado sobre a inteligência disponível, Trump admitiu sua natureza inconclusiva, mas insistiu que os danos foram significativos, chegando a usar o termo “obliteração”.

“A inteligência diz: ‘Não sabemos, pode ter sido muito severo’. É isso que a inteligência diz. Então, acho que isso está correto, mas acho que podemos aceitar o ‘não sabemos’. Foi muito severo. Foi uma obliteração”, afirmou o presidente. Trump também argumentou que o acordo nuclear com o Irã foi retrocedido “basicamente décadas”.

Sentado ao lado do secretário de Estado Marco Rubio e do secretário de Defesa Pete Hegseth, Trump encontrou apoio nas dúvidas sobre a avaliação da de Inteligência de Defesa. Rubio anunciou que os EUA abrirão uma investigação sobre o vazamento do relatório da e sugeriu que seu conteúdo foi deturpado na mídia.

A cúpula da Otan, que teve início após as declarações de Trump, tem como objetivo principal o anúncio de um compromisso conjunto dos países membros em aumentar os gastos com defesa para 5% do Produto Interno Bruto. Embora alguns países manifestem incertezas em atingir essa meta, o governo Trump considera o compromisso esperado uma vitória significativa de sua política externa.

Leia mais

Rolar para cima