Mato Grosso do Sul deve apresentar um crescimento de 5,5% em seu Produto Interno Bruto (PIB) em 2025. A estimativa, divulgada neste mês, coloca o estado como o segundo com maior expansão econômica no país, superado apenas por Mato Grosso, que tem uma projeção de 6,8%.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
A agropecuária é o principal motor dessa projeção, com um aumento estimado de 17,9% no PIB estadual, o maior índice do setor em todo o Brasil. Os setores da indústria e de serviços também devem contribuir para o crescimento, com altas de 2,9% e 3,1%, respectivamente.
A produção agrícola se destaca, com a última projeção indicando o cultivo de 4,5 milhões de hectares com soja, e uma produção estimada em 14 milhões de toneladas. A segunda safra de milho deve alcançar 10,2 milhões de toneladas, representando um crescimento de 20,6% em relação à safra anterior.
Além da soja e do milho, a diversificação das culturas tem impulsionado a economia local. O estado tem expandido suas áreas de citricultura e amendoim, sendo já o maior produtor de amendoim do Brasil, com 42 mil hectares cultivados.
Na indústria, o setor de celulose segue em expansão, com quatro fábricas em operação e outras em diferentes estágios de implantação.
A pecuária também apresenta números positivos, com o abate de bovinos crescendo 4,6% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. O abate de frangos também registrou aumento, com 2,3%.
O cenário geral é considerado otimista, impulsionado pelo avanço da produtividade e expansão das áreas agrícolas, o que motivou a revisão da projeção do PIB de 4,4% para 5,5%. As perspectivas para o agronegócio brasileiro em 2025 também são positivas, com previsão de safra recorde e crescimento da produção de aves e suínos.