PUBLICIDADE

MS terá onda de calor nos próximos 10 dias, com até 7ºC além do normal

Mato Grosso do Sul é um dos estados que será afetado por uma longa onda de calor nos próximos dias, que promete temperaturas até 7ºC acima do normal. INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Resumo rápido gerado automaticamente Mato Grosso do Sul enfrentará uma onda de calor de 10 [...]

Imagem: Climatempo/Reprodução

Mato Grosso do Sul é um dos estados que será afetado por uma longa onda de calor nos próximos dias, que promete temperaturas até 7ºC acima do normal.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Mato Grosso do Sul enfrentará uma onda de calor de 10 dias, a partir de 12 de fevereiro, com temperaturas até 7ºC acima do normal, afetando principalmente as regiões sul e sudoeste, incluindo Dourados, Ponta Porã e Porto Murtinho. Outros estados como Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí também serão impactados. Capitais do Sudeste podem registrar recordes de calor, enquanto Mato Grosso do Sul terá chuvas rápidas que podem amenizar as temperaturas, com maiores acumulados previstos para as regiões central, norte e noroeste. A previsão de chuvas em MS se estende até 26 de janeiro, conforme o Cemtec.

O sol deve “rachar” a partir de amanhã (12). A previsão é que o período quente termine só em 22 de fevereiro. Serão 10 dias de calor intenso.

A previsão é da Climatempo. Municípios do sul, como Dourados e Ponta Porã, devem sofrer mais com a onda de calor. Ela chegará também à sudoeste, atingindo Porto Murtinho, por exemplo.

Cidades do centro, leste e norte do Estado não escapam, porém, o aumento em relação à média tende a não superar os 5ºC.

Para ser considerada onda de calor, é preciso que a condição meteorológica de altas temperaturas durem cinco dias consecutivos, pelo menos, e fiquem mais de 5ºC acima da marcação normal para o período.

No País – Estados que compartilham da previsão são Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia e Piauí.

A Climatempo prevê que todas as capitais do Sudeste têm chance de atingir recordes de calor em relação ao verão de 2024 e a estação em 2025.

São Paulo e Rio de Janeiro têm essa possibilidade na quarta (12) e na quinta-feira (13). Em Belo Horizonte e Vitória, a possibilidade para novos recordes fica entre quinta e sexta-feira (14).

E a chuva? – Segundo o Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), chuvas rápidas de verão podem ajudar a aplacar um pouco as temperaturas entre terça-feira e quinta-feira, em Mato Grosso do Sul. Há possibilidade de tempestades pontuais.

Os maiores acumulados estão previstos para as regiões central, norte e noroeste do Estado.

Na previsão estendida, que vai até 26 de janeiro, o órgão de meteorologia prevê a continuidade dessas chuvas.

Leia mais

Rolar para cima