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Túnel Submarino Bilionário: Europa Conecta Dinamarca e Alemanha com Megaestrutura Imersa

A Europa está construindo um túnel imerso de 18 quilômetros de extensão, conectando a Dinamarca e a Alemanha. A estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein, prometendo reduzir em aproximadamente 160 quilômetros a distância percorrida por trens e carros. INTELIGÊNCIA [...]

A Europa está construindo um túnel imerso de 18 quilômetros de extensão, conectando a Dinamarca e a Alemanha. A estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein, prometendo reduzir em aproximadamente 160 quilômetros a distância percorrida por trens e carros.

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A Europa está construindo o Túnel do Estreito de Fehmarn, uma megaestrutura imersa de 18 quilômetros que conectará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein. O projeto, financiado pela Dinamarca e considerado crucial pelo ministro dos Transportes dinamarquês, Thomas Danielsen, visa reduzir em 160 quilômetros as viagens rodoviárias e ferroviárias, diminuindo a dependência de voos. A construção, que utiliza seções de concreto pré-moldadas e a maior draga e usina de concreto do mundo, teve início em 2020 e 2021, respectivamente, nos lados dinamarquês e alemão. Apesar dos atrasos, o túnel, com custo estimado em 7,5 bilhões de euros, tem previsão de inauguração futura e paredes projetadas para resistir a acidentes, conforme o gerente do projeto, Gerhard Cordes.

Nomeado Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto é parte de uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de acelerar as viagens rodoviárias e ferroviárias, diminuindo a dependência de voos.

O ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen, descreveu o projeto como crucial para unir o norte e o sul da Europa.

Embora não seja o túnel subaquático mais extenso do mundo, o Túnel do Estreito de Fehmarn se destaca como o maior túnel imerso já construído. Diferentemente do Eurotúnel, que foi escavado, o túnel de Fehmarn utiliza seções de concreto pré-moldadas em terra, que são então posicionadas no leito marinho e conectadas.

As seções serão instaladas a cerca de 12 metros de profundidade, com cilindros hidráulicos auxiliando na junção dos blocos e vedações de borracha para evitar infiltrações.

Gerhard Cordes, gerente do projeto, assegura que as paredes foram projetadas para resistir a acidentes de alta velocidade envolvendo trens ou carros, incorporando um sistema de segurança robusto.

A construção envolve o uso da maior draga e da maior usina de concreto do mundo. Segundo a Femern A/S, empresa responsável, a quantidade de aço necessária para a construção equivale à utilizada na construção de 50 Torres Eiffel.

As obras começaram em 2020 no lado dinamarquês e em 2021 no lado alemão. Algumas seções já estão prontas para serem posicionadas no fundo do mar.

Embora a inauguração estivesse inicialmente prevista para 2029, já foram registrados atrasos. O custo total do projeto, estimado em 7,5 bilhões de euros, está sendo integralmente financiado pela Dinamarca, que o considera um projeto nacional, apesar de conectar dois países e integrar o corredor europeu de transporte.

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