A Europa está construindo um túnel imerso de 18 quilômetros de extensão, conectando a Dinamarca e a Alemanha. A estrutura ligará a ilha dinamarquesa de Lolland à região alemã de Schleswig-Holstein, prometendo reduzir em aproximadamente 160 quilômetros a distância percorrida por trens e carros.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Nomeado Túnel do Estreito de Fehmarn, o projeto é parte de uma iniciativa da União Europeia com o objetivo de acelerar as viagens rodoviárias e ferroviárias, diminuindo a dependência de voos.
O ministro dos Transportes da Dinamarca, Thomas Danielsen, descreveu o projeto como crucial para unir o norte e o sul da Europa.
Embora não seja o túnel subaquático mais extenso do mundo, o Túnel do Estreito de Fehmarn se destaca como o maior túnel imerso já construído. Diferentemente do Eurotúnel, que foi escavado, o túnel de Fehmarn utiliza seções de concreto pré-moldadas em terra, que são então posicionadas no leito marinho e conectadas.
As seções serão instaladas a cerca de 12 metros de profundidade, com cilindros hidráulicos auxiliando na junção dos blocos e vedações de borracha para evitar infiltrações.
Gerhard Cordes, gerente do projeto, assegura que as paredes foram projetadas para resistir a acidentes de alta velocidade envolvendo trens ou carros, incorporando um sistema de segurança robusto.
A construção envolve o uso da maior draga e da maior usina de concreto do mundo. Segundo a Femern A/S, empresa responsável, a quantidade de aço necessária para a construção equivale à utilizada na construção de 50 Torres Eiffel.
As obras começaram em 2020 no lado dinamarquês e em 2021 no lado alemão. Algumas seções já estão prontas para serem posicionadas no fundo do mar.
Embora a inauguração estivesse inicialmente prevista para 2029, já foram registrados atrasos. O custo total do projeto, estimado em 7,5 bilhões de euros, está sendo integralmente financiado pela Dinamarca, que o considera um projeto nacional, apesar de conectar dois países e integrar o corredor europeu de transporte.