PUBLICIDADE

Trump Promete Redução de Preços de Medicamentos

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que pretende reduzir os preços dos medicamentos no país em, no mínimo, 59%. A ... [...]

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira que pretende reduzir os preços dos medicamentos no país em, no mínimo, 59%. A medida seria implementada através de uma ordem executiva.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Donald Trump prometeu reduzir os preços de medicamentos nos EUA em, no mínimo, 59% através de uma ordem executiva, que implementaria o sistema de preços de "nação mais favorecida". Trump criticou os altos preços dos medicamentos nos EUA em comparação com outros países, alegando que os custos de pesquisa e desenvolvimento são arcados pelos americanos. A indústria farmacêutica, através de Alex Schriver da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, reagiu negativamente, temendo que a medida afete um leque maior de medicamentos do que o previsto e criticando a fixação de preços pelo governo. Trump também mencionou a expectativa de redução nos custos de gasolina, energia e mantimentos.

Além da redução nos preços de medicamentos, Trump também afirmou que espera uma diminuição nos custos de gasolina, energia e mantimentos. “Sem inflação!”, declarou em suas redes sociais.

Detalhes da Ordem Executiva

No domingo, Trump já havia mencionado a intenção de assinar uma ordem executiva com o objetivo de reduzir os preços de medicamentos e produtos farmacêuticos entre 30% e 80%. A medida implementaria o sistema de preços de “nação mais favorecida”, também conhecido como preço de referência internacional, segundo informações da Reuters.

“Por muitos anos, o mundo se perguntou por que os medicamentos prescritos e os produtos farmacêuticos nos Estados Unidos da América eram tão mais caros do que em qualquer outra nação, às vezes cinco a dez vezes mais caros do que o mesmo medicamento, fabricado exatamente pelo mesmo laboratório”, declarou Trump. Ele criticou a justificativa das empresas farmacêuticas de que os altos custos seriam devido a investimentos em pesquisa e desenvolvimento, alegando que esses custos eram “suportados pelos ‘otários’ da América, sozinhos”.

Reação da Indústria Farmacêutica

Segundo a Reuters, lobistas da indústria farmacêutica esperavam que a ordem executiva se concentrasse no programa de seguro saúde Medicare. As empresas farmacêuticas temem que a ordem se aplique a um leque maior de medicamentos do que aqueles atualmente sujeitos à negociação sob a Lei de Redução da Inflação do ex-presidente Joe Biden.

Alex Schriver, porta-voz da Pharmaceutical Research and Manufacturers of America, principal grupo de lobby das empresas farmacêuticas dos EUA, criticou a medida. “A fixação de preços pelo governo, de qualquer forma, é ruim para os pacientes americanos”, afirmou em comunicado.

Leia mais

Rolar para cima