Em sessão plenária realizada nesta terça-feira (28), o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul (TRE-MS) elegeu, por aclamação, os desembargadores Carlos Eduardo Contar e Sérgio Fernandes Martins como presidente e vice-presidente/corregedor da instituição, respectivamente, para o biênio 2025/2026.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.
Gerar ResumoA eleição ocorreu devido ao encerramento do mandato dos desembargadores Julizar Barbosa Trindade (presidente) e Paschoal Carmello Leandro (vice-presidente), que se daria em 29 de janeiro. Com a aposentadoria antecipada de ambos, o tribunal vinha sendo presidido provisoriamente pelo desembargador Carlos Eduardo Contar desde julho de 2024, conforme previsto pelo Regimento Interno do TRE-MS.
A escolha dos novos dirigentes foi feita por indicação unânime do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS), seguindo determinação da Constituição Federal de 1988. A cerimônia de posse está marcada para a próxima segunda-feira (3), quando também serão empossados como membros substitutos os desembargadores Luiz Tadeu Barbosa Silva e Marco André Nogueira Hanson.
Biografias – O novo presidente do TRE-MS tem uma longa trajetória no sistema de Justiça. Aprovado em concurso público, assumiu o cargo de Promotor de Justiça Substituto em 1986. Em 2001, foi promovido a Procurador de Justiça, exercendo diversas funções, entre elas a coordenação do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Habitação e Urbanismo e do Patrimônio Histórico e Cultural.
Em 2007, ingressou na magistratura como desembargador pelo quinto constitucional reservado ao Ministério Público. No TJMS, foi vice-presidente em 2019 e assumiu a presidência em 2021. Na Justiça Eleitoral, atuou como Promotor Eleitoral na 8ª Zona Eleitoral de Campo Grande (1998-1999) e passou a integrar o TRE-MS como membro substituto em 2015, sendo reconduzido em 2017. Em 2023, tornou-se vice-presidente da Corte Eleitoral.
Já Sérgio é natural de Dourados. O novo vice-presidente/corregedor do TRE-MS é desembargador do TJMS. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRJ (1982), possui mestrado em Direito das Obrigações pela UCDB e em Direito e Economia pela UGF (2005).
Atuou como advogado de 1985 a 2007, quando ingressou na magistratura pelo quinto constitucional reservado à Advocacia. Além da experiência no Judiciário, tem um extenso currículo acadêmico e político. Foi professor de Direito Comercial, Econômico e Empresarial na UCDB por 19 anos, vereador em Campo Grande, presidente da União de Vereadores de MS e Procurador-geral do Município de Campo Grande.