PUBLICIDADE

Todas as cidades de MS estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito

Em relação à municipalização do trânsito, Mato Grosso do Sul se destaca como o único estado brasileiro com 100% de seu sistema interligado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Essa integração garante melhorias na gestão, facilita o diagnóstico de problemas locais e possibilita a proposição [...]

Trânsito em avenida de Campo Grande. (Foto: Juliano Almeida)

Em relação à municipalização do trânsito, Mato Grosso do Sul se destaca como o único estado brasileiro com 100% de seu sistema interligado ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT). Essa integração garante melhorias na gestão, facilita o diagnóstico de problemas locais e possibilita a proposição de soluções eficazes, ajustadas à realidade de cada município, conforme informações da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.

Gerar Resumo

O segundo estado com maior adesão ao SNT é o Rio Grande do Sul, onde 488 cidades participam do sistema, o que representa 98% do total. O Rio de Janeiro ocupa a terceira posição, com 84% de adesão dos municípios. A divulgação de rankings com índices relacionados ao trânsito brasileiro é uma iniciativa do Programa Monitora, da Senatran.

De acordo com a secretaria, a integração ao sistema oferece aos municípios diversos benefícios, como a aquisição de materiais para educação no trânsito, a realização de campanhas educativas, capacitação técnica e o apoio na implementação de políticas públicas de trânsito.

Todas as cidades de MS estão integradas ao Sistema Nacional de Trânsito
Fonte: Ministério dos Transportes

Além disso, a adesão ao SNT habilita os municípios ao Registro Nacional de Infrações de Trânsito (RENAINF), o que permite a arrecadação de multas autuadas e facilita parcerias com o Ministério das Cidades para a implementação de planos de mobilidade urbana.

Apesar da importância desse mecanismo, o Brasil ainda enfrenta desafios quanto à adesão ao SNT. Dos 5.580 municípios do país, apenas 1.941 estão integrados, de acordo com dados do Ministério dos Transportes. As regiões Norte e Nordeste apresentam os índices mais baixos de participação.

No Tocantins, apenas sete dos 139 municípios fazem parte do SNT, representando apenas 5% do total. No Piauí, somente 14 das 224 cidades estão integradas, o que equivale a 6% do estado.

Leia mais

Rolar para cima