Atenção, proprietários de veículos de Mato Grosso do Sul: a segunda parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) 2025 vence nesta sexta-feira (28).
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Clique no botão abaixo para gerar um resumo desta notícia usando inteligência artificial.
Gerar ResumoOs condutores que optaram pelo parcelamento precisam gerar os boletos do DAEMS (Documento de Arrecadação do Estado de Mato Grosso do Sul) no portal e-Fazenda: https://eservicos.sefaz.ms.gov.br/, na opção “IPVA – Cidadão”. Caso seja o primeiro acesso, é necessário realizar um breve cadastro.
A Sefaz-MS (Secretaria Estadual de Fazenda) também disponibiliza um site para pagamento do IPVA, que pode ser acessado aqui. Basta preencher o campo “Consulta” com o número da placa e o Renavam do veículo para prosseguir com a solicitação.
Inadimplentes
Os contribuintes com débitos de IPVA de anos anteriores também podem regularizar sua situação. Caso o débito não esteja inscrito em dívida ativa, é possível parcelar a pendência em até 10 vezes pelo portal e-Fazenda ou buscar atendimento em uma das Agenfas (Agências Fazendárias) espalhadas pelo Estado.
A não comprovação do pagamento do IPVA impede o licenciamento, a transferência ou o registro do veículo, podendo acarretar penalidades e restrições para o proprietário.