Paranhos, cidade situada na fronteira com o Paraguai, acaba de eleger seu novo prefeito em uma eleição suplementar que mobilizou a comunidade local. Hélio Acosta, do PSDB, foi o escolhido pela maioria dos eleitores, obtendo uma expressiva votação que garantiu sua vitória.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Com 4.088 votos, o que representa 69,41% do total, Hélio Acosta liderou a chapa “Unidos por Paranhos” e conquistou a confiança da população. Sua trajetória política já era conhecida na cidade, tendo sido eleito vereador em outubro de 2024 e assumido a presidência da Câmara Municipal. A ascensão ao cargo de prefeito interino ocorreu após a cassação do registro de candidatura do então prefeito eleito, Heliomar Klabunde, devido a irregularidades detectadas em suas contas de gestão anterior, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O pleito deste domingo apresentou também Jorge Ricardo Laurício, do PT, como candidato. Ele obteve 1.802 votos, correspondendo a 30,59% do eleitorado. No entanto, sua candidatura encontrava-se sub judice, em virtude da decisão do juiz Daniel Raimundo da Matta, da 1ª Zona Eleitoral de Amambai, que negou o registro da chapa sob a alegação de que o protocolo foi realizado fora do prazo estipulado. A decisão foi mantida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em sessão realizada na última sexta-feira.
Hélio Ramão Acosta, o novo prefeito de Paranhos, possui 41 anos e uma carreira política consolidada no município, tendo exercido o cargo de vereador por três mandatos, a partir de sua primeira eleição em 2012. Em sua declaração de bens à Justiça Eleitoral, Acosta informou possuir R$ 130 mil, distribuídos entre dinheiro em espécie e um veículo Honda Civic. A expectativa agora é que ele possa dar continuidade ao trabalho em prol do desenvolvimento de Paranhos.
Fonte: campograndenews.com.br