Na madrugada desta segunda-feira (2), uma ação conjunta entre o Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e o 12º Batalhão da Polícia Militar de Naviraí resultou no resgate de uma família mantida refém e na prisão de um suspeito armado após confronto com as forças de segurança. A ocorrência mobilizou grande aparato policial e aconteceu por volta da 1h30, após o DOF receber informações sobre uma tentativa de abordagem frustrada a uma caminhonete em uma estrada vicinal na região de Iguatemi (MS).
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
Segundo o DOF, o condutor do veículo desobedeceu à ordem de parada e fugiu em alta velocidade. Ao abandonar o veículo, adentrou uma área de mata fechada. Após consulta ao sistema, verificou-se que a caminhonete não possuía registro de roubo ou furto, mas estava registrada em Naviraí. Diante do modus operandi de facções criminosas envolvidas no roubo de caminhonetes na região, os policiais suspeitaram de que o crime poderia estar ligado a um sequestro.
Com base nos dados do veículo, a PM iniciou diligências em três endereços vinculados ao registro. Nos dois primeiros imóveis, nada de anormal foi identificado. No terceiro local, porém, a situação mudou: os policiais visualizaram um indivíduo encapuzado pulando o muro da residência, e logo em seguida, uma mulher saiu da casa pedindo socorro e alertando que havia um criminoso armado dentro da residência.
As equipes montaram imediatamente um cerco tático para garantir a segurança dos moradores e tentar conter o agressor. Durante a aproximação, o suspeito sacou um objeto da cintura e apontou na direção dos policiais, que foram forçados a se abrigar. Dois militares sofreram escoriações durante a tentativa de contenção.
O criminoso ainda tentou fugir pulando o portão de um comércio próximo, momento em que novamente simulou estar armado e apontou contra os agentes. Diante da ameaça iminente, os policiais reagiram com disparos, atingindo o suspeito no joelho. Após ser contido, foi encontrado com ele um coldre preso à cintura e, nas proximidades, uma pistola calibre .22.
Também foi localizado em seu bolso um controle remoto do portão da residência invadida, o que reforçou sua ligação direta com o crime. Conforme apurado, a caminhonete havia sido tomada durante um roubo no domingo à noite, por volta das 21h, quando a família foi rendida e mantida refém — tática comum para facilitar o transporte de veículos até a fronteira.
Durante a prisão, o homem confessou participação no crime e declarou que veio a Naviraí “fazer caminhonetes”, afirmando já ter cometido ações semelhantes anteriormente. A identidade do suspeito foi confirmada por documentos localizados em seu celular.
Ferido, ele foi atendido pelo Corpo de Bombeiros Militar e levado ao Hospital Municipal de Naviraí. O caso foi registrado com base nos crimes de roubo majorado com uso de arma de fogo, cárcere privado, tentativa de homicídio contra agentes públicos e resistência qualificada.
A perícia técnica foi acionada e deve complementar a investigação. A Polícia Civil de Naviraí segue com os procedimentos legais.