Naviraí planeja um futuro mais criativo e inclusivo com a criação do Centro Municipal de Inovação e Economia Criativa e a realização da 1ª Feira Criativa. A proposta foi apresentada em reunião técnica na Gerência de Educação, na segunda-feira (19), pelas coordenadoras Danila Sanches, professora do IFMS, e Ana Lúcia Madeira.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O objetivo do projeto é estruturar um centro permanente com laboratório de criatividade, laboratório de costura, coworking, espaço de vendas e capacitações em design, mídias digitais e empreendedorismo. O foco é atender grupos como mulheres em situação de risco, povos originários e quilombolas, PCDs, neurodivergentes, superdotados, alunos e egressos da escola pública, cosplayers, adolescentes em fase de profissionalização, criativos, artesãos e pequenos produtores locais.
A iniciativa conta com o apoio da vereadora Salia Regina de Souza Nonato, que garantiu recursos para a implantação do centro. A Gerência de Educação já disponibilizou 10 máquinas de costura para o laboratório de costura. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) auxiliará na elaboração do projeto arquitetônico. Recursos para eventos foram assegurados por meio da aprovação do projeto “Naviraí Green Fashion Day”, no Edital 01/2025 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB/FCMS).
A 1ª Feira Criativa de Naviraí será o primeiro evento do projeto, visando a comercialização de produtos locais, incentivo ao design autoral, visibilidade a artistas e criadores, e fomento à economia solidária.
Os próximos passos incluem a análise técnica detalhada da proposta, a busca por parcerias estratégicas, a captação de novos recursos e a definição do espaço físico para o Centro de Inovação e Economia Criativa.
Estiveram presentes na reunião o Gerente de Desenvolvimento Econômico, José Antônio Cordeiro Leal Uemura (Mano), a Vice-Prefeita e Gerente de Assistência Social, Maria Telma de Oliveira Minari, e o Gerente de Educação e Cultura, André Santana Vieira. Maria Telma Minari e André Santana Vieira expressaram entusiasmo com o projeto e seu potencial transformador.