Uma moradora de Naviraí, Mato Grosso do Sul, perdeu R$ 29 mil após cair em um golpe telefônico. A vítima foi induzida a fornecer dados bancários e realizar transações sob falsas alegações.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
De acordo com informações, a mulher recebeu uma ligação de um golpista que se passava por funcionário de uma instituição financeira. Através de manipulação e engenharia social, o criminoso convenceu a vítima de que sua conta bancária estava comprometida e que era necessário realizar determinados procedimentos para protegê-la.
Acreditando na história, a mulher forneceu informações confidenciais e seguiu as instruções do golpista, resultando em transferências bancárias que totalizaram R$ 29 mil. Somente após perceber que havia sido enganada, a vítima procurou a polícia para registrar a ocorrência.
As autoridades policiais alertam para o aumento de golpes telefônicos e orientam a população a desconfiar de ligações suspeitas, nunca fornecer dados pessoais ou bancários por telefone e, em caso de dúvida, entrar em contato diretamente com a instituição financeira por meio de canais oficiais.
Prevenção contra golpes
Especialistas em segurança cibernética recomendam a constante atualização de senhas, a utilização de autenticação de dois fatores sempre que possível e a verificação da autenticidade de links e mensagens recebidas por e-mail ou aplicativos de mensagens. A conscientização e a informação são as principais ferramentas para evitar cair em golpes.
Fonte: tanamidianavirai.com.br