PUBLICIDADE

MS discute redução de IPVA para carros híbridos

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou a tramitação de um projeto de lei que propõe a redução de 50% no Imposto sobre a Propriedade... [...]

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) iniciou a tramitação de um projeto de lei que propõe a redução de 50% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para veículos híbridos. O Projeto de Lei 85/2025, de autoria do deputado Roberto Hashioka (União), busca alterar a Lei 1.810/1997, adicionando um novo inciso ao artigo 153.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) está analisando o Projeto de Lei 85/2025, proposto pelo deputado Roberto Hashioka (União), que visa reduzir em 50% o IPVA para veículos híbridos. A proposta busca alterar a Lei 1.810/1997, com o objetivo de incentivar a aquisição e o uso de veículos que combinam motores a combustão e elétricos. Hashioka justifica a medida como uma política pública alinhada à proteção ambiental e à mobilidade sustentável, complementando incentivos já existentes para veículos elétricos. A iniciativa acompanha uma tendência de outros estados brasileiros em oferecer benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos.

O objetivo da proposta é incentivar a aquisição e utilização de veículos híbridos, que combinam motores de combustão interna com motores elétricos, oferecendo vantagens ambientais em comparação com veículos movidos exclusivamente a combustíveis fósseis.

Incentivo à Mobilidade Sustentável

O deputado Roberto Hashioka justificou a proposta, afirmando que a redução do IPVA para veículos híbridos representa uma política pública alinhada com a proteção ao meio ambiente e com as tendências de mobilidade sustentável. “Com isso, a concessão de redução de 50% do IPVA para veículos híbridos representa uma política pública alinhada com o princípio constitucional da proteção ao meio ambiente e com as tendências nacionais e internacionais de mobilidade sustentável, bem como a responsabilidade fiscal”, destacou o deputado.

A proposta se alinha ao artigo 153 da Lei Estadual nº 1.810/1997, que já permite ao Poder Executivo reduzir a carga tributária do IPVA para programas de controle de poluição ou desenvolvimento tecnológico. Segundo Hashioka, a medida amplia o escopo de incentivos já existentes na legislação estadual, complementando as iniciativas para veículos elétricos.

A iniciativa acompanha uma tendência observada em diversos estados brasileiros, que já implementaram benefícios fiscais para veículos elétricos e híbridos. Essas experiências demonstram resultados positivos tanto em termos ambientais quanto na renovação da frota, conforme a justificativa do projeto.

Leia mais

Rolar para cima