Decisão judicial atende a ação movida pelo PT, que alega difamação e associação indevida com o crime organizado.
O Tribunal de Justiça do DF determinou que o X remova postagem de Nikolas Ferreira que associa o PT a traficantes, atendendo a ação do partido.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) determinou que a rede social X, pertencente a Elon Musk, remova uma postagem do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Na publicação, o parlamentar associa o Partido dos Trabalhadores (PT) a traficantes.
A decisão foi proferida pelo juiz Wagner Pessoa Vieira, da 5ª Vara Cível de Brasília, em resposta a uma ação movida pelo PT. O magistrado considerou que a remoção da postagem é necessária para impedir maiores danos à imagem do partido.
A plataforma X tem um prazo de 48 horas para cumprir a determinação judicial.
Segundo o PT, a postagem de Nikolas Ferreira foi feita após uma operação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, em 28 de outubro. O partido argumenta que o deputado e outros parlamentares utilizaram a rede social X para disseminar a alegação de que o PT é alinhado com o crime organizado, com o objetivo de prejudicar a reputação da legenda.
Além de Nikolas Ferreira, outros deputados como Gustavo Gayer (PL-GO) e Carlos Jordy (PL-RJ) também foram processados pelo PT na mesma ação. A decisão judicial, no entanto, refere-se especificamente ao perfil de Nikolas Ferreira.
O parlamentar tem um prazo de 15 dias para se manifestar sobre o caso. A decisão liminar obriga a remoção em 48h, independente do recurso.
