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INSS permite pedido de devolução de descontos indevidos

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente de seus benefíc... [...]
© Joédson Alves/Agência Brasil

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente de seus benefícios. O pedido pode ser feito a partir desta quarta-feira (14) através do aplicativo Meu INSS, do site oficial ou pelo telefone 135.

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Aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar a devolução de descontos indevidos a partir desta quarta-feira (14) pelo Meu INSS (aplicativo e site) ou telefone 135. Cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre descontos realizados por entidades e associações, que podem ser consultados no serviço "Consultar Descontos de Entidades Associativas" no aplicativo. O INSS alerta para possíveis instabilidades no aplicativo devido ao alto volume de acessos e negocia com os Correios atendimento presencial para quem não tem acesso a meios eletrônicos. O INSS reforça que o contato com os segurados será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS, alertando para golpes, e disponibiliza a central 135 para dúvidas.

Cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre os descontos realizados por entidades e associações. Caso o beneficiário identifique descontos não autorizados, poderá requerer a restituição dos valores através dos canais de atendimento do INSS.

O INSS informou que o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas”, disponível no aplicativo Meu INSS, permite aos segurados verificar o nome da entidade responsável pelo desconto.

Acesso e Notificações

Para acessar as notificações, os segurados devem baixar o aplicativo Meu INSS, disponível gratuitamente para sistemas IOS e Android. É necessário criar uma conta com login e senha, utilizando o número do CPF, que também pode ser acessada via internet banking de bancos credenciados.

Após o acesso, o segurado deve clicar no ícone de sino no canto superior direito, selecionar “Configurar Notificações” e, em seguida, “Permitir notificações”.

O INSS alerta para possíveis instabilidades no aplicativo devido ao alto volume de acessos. A Dataprev, empresa responsável pela tecnologia do INSS, está monitorando a situação.

Para auxiliar os segurados sem acesso a meios eletrônicos, o governo está negociando com os Correios a disponibilização de atendimento presencial em suas 8,5 mil agências.

Alerta contra Golpes

O INSS reforça a importância de os segurados estarem atentos a possíveis golpes. O contato com os beneficiários será feito exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS, sem ligações ou mensagens SMS.

Em caso de dúvidas ou dificuldades no acesso ao aplicativo, o INSS disponibiliza a central de teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. O instituto recomenda que os melhores horários para contato são após as 16h e aos sábados.

O INSS orienta que os segurados busquem informações apenas nos canais oficiais, como o site gov.br/inss e as redes sociais oficiais.

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