O governo de Brasília confirmou nesta terça-feira (3) um caso de gripe aviária no zoológico da capital. O espaço já havia sido fechado ao público em 28 de maio, após a morte de duas aves silvestres, um pombo e um pato, considerados casos suspeitos da doença.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Resumo rápido gerado automaticamente
O resultado das amostras coletadas confirmou a presença de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) no zoológico. A secretaria de Agricultura do Distrito Federal informou que, em coordenação com o Programa Nacional de Sanidade Avícola do Ministério da Agricultura e Pecuária, o zoológico permanecerá interditado até o dia 12 de junho, a menos que novos casos sejam detectados no local.
O Brasil, maior exportador mundial de carne de frango, suspendeu as exportações para 24 países em decorrência de um surto de gripe aviária iniciado em meados de maio. Cinco focos da doença foram identificados no país nas últimas semanas, segundo o Ministério da Agricultura. O primeiro caso foi registrado em 16 de maio, em uma fazenda no Rio Grande do Sul.