PUBLICIDADE

Chuva Forte: Alerta em 20 Cidades de MS para Risco de Alagamentos e Ventos

Vinte municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas, emitido por um instituto meteorológico nacional. O aviso, em vigor desde a madrugada desta sexta-feira, estende-se até o início da tarde de sábado, e prevê pancadas de chuva com volumes entre 20 [...]

Vinte municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas, emitido por um instituto meteorológico nacional. O aviso, em vigor desde a madrugada desta sexta-feira, estende-se até o início da tarde de sábado, e prevê pancadas de chuva com volumes entre 20 e 30 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem alcançar até 60 km/h.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Resumo rápido gerado automaticamente

Vinte municípios de Mato Grosso do Sul estão sob alerta de chuvas intensas, válido da madrugada de sexta-feira até o início da tarde de sábado, com previsão de até 50 milímetros de chuva e ventos de até 60 km/h. O alerta, emitido por um instituto meteorológico nacional, indica risco de alagamentos, quedas de árvores, descargas elétricas e interrupção de energia. A maioria das cidades em risco, como Amambai, Ponta Porã e Naviraí, está localizada na região de fronteira do estado. A população é orientada a evitar áreas de risco e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

A previsão indica um risco potencial de transtornos, incluindo alagamentos em áreas urbanas, quedas de galhos de árvores, descargas elétricas e interrupções no fornecimento de energia. Em algumas regiões, o acumulado de chuva pode atingir até 50 milímetros durante o período do alerta. Rajadas de vento também representam um perigo, com potencial para causar danos em estruturas mais frágeis.

A lista de municípios sob alerta abrange Amambai, Antônio João, Aral Moreira, Bela Vista, Caarapó, Caracol, Coronel Sapucaia, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí. Japorã, Juti, Laguna Carapã, Mundo Novo, Naviraí, Paranhos, Ponta Porã, Porto Murtinho, Sete Quedas e Tacuru também estão incluídos na área de risco. A maioria dessas cidades está localizada na região de fronteira do estado.

Diante da situação, a população é orientada a evitar abrigar-se sob árvores ou estacionar veículos próximos a placas e torres, devido ao risco de quedas. Recomenda-se também evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante a tempestade. Em caso de emergência, os números de contato da Defesa Civil (199) e do Corpo de Bombeiros (193) estão disponíveis para atendimento.

Leia mais

Rolar para cima