Brasil e Índia buscam acordo em saúde para fabricar medicamentos e vacinas

O Brasil propôs à Índia uma parceria entre instituições e empresas para produzir remédios oncológicos e contra doenças tropicais, além de discutir acesso gratuito à [...]

O Brasil e a Índia avançam em uma proposta de parceria para a produção conjunta de medicamentos. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, está em Nova Délhi participando de uma cúpula sobre inteligência artificial e apresentou a iniciativa durante encontros com os colegas indianos Jagat Prakash Nadda e Prataprao Jadhav.

A cooperação inclui instituições públicas e empresas dos dois países para o desenvolvimento de remédios oncológicos e fármacos voltados a doenças tropicais. Padilha ainda mencionou a ampliação de ações e trocas de experiências em relação ao acesso gratuito da população aos serviços de saúde, destacando os sistemas robustos e a capacidade científica dos países.

O ministro brasileira convidou a Índia a integrar a Coalizão Global para Produção Local e Regional, Inovação e Acesso Equitativo. Ele afirmou que o país quer participar de uma nova agenda internacional focada em produção local, inovação e solidariedade no setor de saúde.

Além disso, foram abordados temas como a utilização de inteligência artificial e tecnologias digitais para modernização de sistemas públicos de saúde. Também foi proposta a criação de uma biblioteca digital sobre medicina tradicional, com protocolos e evidências científicas. O objetivo é qualificar o cuidado e o acesso à população, especialmente no Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia mais

Rolar para cima