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ANTT Aprova Ramal Ferroviário para Fábrica de Celulose

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e exploração d... [...]

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e exploração de um ramal ferroviário no município de Inocência, Mato Grosso do Sul. A aprovação, com prazo de concessão de 99 anos, visa facilitar o escoamento da produção de celulose da nova fábrica da empresa, que representa um investimento de US$ 4,6 bilhões.

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A ANTT aprovou a construção de um ramal ferroviário de 47 km para a Arauco Celulose em Inocência (MS), com concessão de 99 anos. O ramal conectará a fábrica à Malha Norte (EF-364), facilitando o escoamento de 3,5 milhões de toneladas de celulose. Jaime Verruck, da Semadesc, destacou a importância da Malha Norte para a logística do setor, mencionando o uso da ferrovia pela Suzano e o escoamento até o Porto de Santos. O governo estadual considera as ferrovias cruciais para a competitividade e o escoamento da produção.

Ramal Facilitará Escoamento da Produção

O ramal ferroviário de 47 km conectará a fábrica da Arauco à Malha Norte, também conhecida como Ferrovia Norte Brasil (EF-364), que se estende por 755 km de Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). A expectativa é que o ramal contribua para o escoamento de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de celulose.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, visitou o local onde será construído o terminal da fábrica. Ele ressaltou a importância da ferrovia para o setor. “Esses investimentos refletem a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção até os portos de exportação,” afirmou Verruck.

A Malha Norte, atualmente operada pela Rumo Logística, já é utilizada por outras empresas do setor. A Suzano, por exemplo, possui um terminal ferroviário que transporta celulose de Ribas do Rio Pardo até a ferrovia, de onde segue para o Porto de Santos para exportação. Verruck complementa: “A logística da celulose está pautada exatamente nessa ferrovia. Por isso para o Governo é importante que ela mantenha essa atividade e que efetivamente conecte toda a produção de celulose na nossa Malha Norte”.

O governo estadual considera as ferrovias fundamentais para a logística de escoamento da produção. “Entendemos que a ferrovia é operacional e altamente competitiva. Por isso apostamos também no desenvolvimento da Malha Oeste conectando com a Malha Norte”, concluiu Verruck.

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