A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, por unanimidade, a proposta da Arauco Celulose do Brasil S.A. para a construção e exploração de um ramal ferroviário no município de Inocência, Mato Grosso do Sul. A aprovação, com prazo de concessão de 99 anos, visa facilitar o escoamento da produção de celulose da nova fábrica da empresa, que representa um investimento de US$ 4,6 bilhões.
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Ramal Facilitará Escoamento da Produção
O ramal ferroviário de 47 km conectará a fábrica da Arauco à Malha Norte, também conhecida como Ferrovia Norte Brasil (EF-364), que se estende por 755 km de Santa Fé do Sul (SP) a Rondonópolis (MT). A expectativa é que o ramal contribua para o escoamento de aproximadamente 3,5 milhões de toneladas de celulose.
O secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck, visitou o local onde será construído o terminal da fábrica. Ele ressaltou a importância da ferrovia para o setor. “Esses investimentos refletem a importância estratégica da Malha Norte para o setor de celulose, proporcionando uma solução logística eficiente para o escoamento da produção até os portos de exportação,” afirmou Verruck.
A Malha Norte, atualmente operada pela Rumo Logística, já é utilizada por outras empresas do setor. A Suzano, por exemplo, possui um terminal ferroviário que transporta celulose de Ribas do Rio Pardo até a ferrovia, de onde segue para o Porto de Santos para exportação. Verruck complementa: “A logística da celulose está pautada exatamente nessa ferrovia. Por isso para o Governo é importante que ela mantenha essa atividade e que efetivamente conecte toda a produção de celulose na nossa Malha Norte”.
O governo estadual considera as ferrovias fundamentais para a logística de escoamento da produção. “Entendemos que a ferrovia é operacional e altamente competitiva. Por isso apostamos também no desenvolvimento da Malha Oeste conectando com a Malha Norte”, concluiu Verruck.
Fonte: diariomsnews.com.br